Um pouco de mim

Minha foto
São Paulo, Brazil
Pode me chamar de Jan! mãe,esposa,pessoa sonhadora... me equilibro entre leituras, trabalho, estudos e o cuidado com a casa, nesse meio tempo eu observo a vida, ouço musicas e leio livros, vejo fatos e pessoas e vou tirando minhas conclusões, e é no blog que compartilho! E como filho de peixe, peixinho é... O Blog Curiosidades de Criança é das minhas princesas, Sofia e Abigail. Agradecemos a visita

segunda-feira, 29 de julho de 2013

Seleções de Livros



Autores: Nicholas Sparcks
 William Kent Kruger           
 Lisa Scottoline
Patrick Taylor
Editora: Seleções
Paginas: 575
Categoria: Romance

Sinopses

O casamento: Depois de quase trinta anos, o advogado Wilson Lewis é obrigado a admitir que o romance já não existe em seu casamento - e que a culpa disso é sua. Temendo que a mulher o deixe, ele se recrimina pela excessiva dedicação ao trabalho. Agora, às vésperas do casamento da filha, será que Wilson vai conseguir reacender a paixão que um dia ele e a mulher partilharam? 


A baía do trovão: Uma história de um velho índio ojibwe que, quando doente, pede ao seu melhor amigo, o ex-xerife e agora dono de lanchonete e as vezes investigador, Cork O'Connor, que encontre seu filho perdido havia mais de 70 anos. Com apenas o nome da mãe, a região onde procurar e um relógio de ouro dado pelo índio, Cork vai a procura do suposto filho do índio que mais tarde descobre-se que vive na Baía do Trovão. 

Queridinha do papai: O confortável mundo da professora de direito Nat Greco vira do avesso quando ocorre um rebelião no presídio que ela está visitando. Quatro homens são mortos, incluindo um guarda que morre e seus braços arquejando: "Está debaixo do taco." O que ele quis dizer? Ninguém sabe. Quando a vida de Nat é ameaçada, decifrar essas últimas e desesperadas palavras é sua única esperança de sobreviver. 

Um médico irlandês do interior: Nos anos 60 um médico recém-formado procura um emprego e um amor, mas terá de aturar um explosivo clínico geral.

Gostei dos quatro livros por serem diferentes, isso é ótimo!


Em O Casamento caminhamos juntos com Wilson em seu desejo ardente de mudar a realidade, porem as vezes isso a´prece um atarefa não apenas difícil, mas desafiadora. Gostei da historia por se tratar de um amor resolvido, porém, engana-se quem pense que depois de casados, tem-se o cônjuge para sempre. O comodismo a certeza de que a pessoa nos ama e a certeza de que o até que a morte os separe é uma verdade, pode levar não apenas ao fim de anos de união, mas do fim do Amor. Gostei do final, foi surpreendente. 

Já em A queridinha do papai, temos um romance policial, e Nat é exatamente o tipo de heroína improvável  porem a historia nos mostra que ao subestimar as pessoas, podemos ser surpreendidos e temos isso varias vezes no drama. Muito Bom!

Pensei que não ia gostar de A Baía do Trovão. porem como tenho um código de nunca abandonar um livro, eu o leio até que ele melhore, até a ultima pagina e o odeio se ao chegar no The End. nada aconteceu de legal, então... foi assim que comecei a leitura, porem o drama histórico vale a pena, vale cada linha que foi escrita. Me emocionei e me irritei com a arrogância do homem em busca do vil metal, porem, a verdade é que isso não nos deveria surpreender...

Assim que comecei a ler o Um médico Irlandês do Interior, eu pensei, Muito parecido com doutor Hollywood...! Estrelado por Michael Fox. Porém, embora a história seja parecida com as do Nicholas, ela não deixa de ser cativante e envolvente, é possível rir e chorar. A beleza de uma cidade pequena e suas pitorescas histórias, são bem interessantes, principalmente por mostrar o quanto cidade e campo ainda podem ser mundos diferentes.


Nota Geral: 4

quarta-feira, 24 de julho de 2013

A Cidade Do Sol

Autor: Hosseini, Khaled
Editora: Nova Fronteira
Paginas: 368
Categoria: Romance

Sinopse:

Mariam tem 33 anos. Sua mãe morreu quando ela tinha 15 anos e Jalil, o homem que deveria ser seu pai, a deu em casamento a Rashid, um sapateiro de 45 anos. Ela sempre soube que seu destino era servir seu marido e dar-lhe muitos filhos. Mas as pessoas não controlam seus destinos. Laila tem 14 anos. É filha de um professor que sempre lhe diz: "Você pode ser tudo o que quiser." Ela vai à escola todos os dias, é considerada uma das melhores alunas do colégio e sempre soube que seu destino era muito maior do que casar e ter filhos. Mas as pessoas não controlam seus destinos. Confrontadas pela história, o que parecia impossível acontece: Mariam e Laila se encontram, absolutamente sós. E a partir desse momento, embora a história continue a decidir os destinos, uma outra história começa a ser contada, aquela que ensina que todos nós fazemos parte do "todo humano", somos iguais na diferença, com nossos pensamentos, sentimentos e mistérios.

Khalede não faz um convite para visitar o Afeganistão; somos sugados para lá através das paginas do livro. Refleti bastante com a historia de Marian e Laila; muitas coisas na vida temos a oportunidade de escolha, porém, não há como escolher o lugar e a época em que nascemos e essas duas mulheres assim como todos os Afegãos são vitimas da ignorância de uma sociedade regida pelo fundamentalismo.
Não é piegas, é um drama real.
A escrita de Khalede é envolvente e difícil largar o livro, a vontade é só levantar depois da ultima pagina.
Quantas vezes desejei pegar Mariam e levá-la comigo mas não pude, quantas vezes gritei para que ela fugisse, mas foi em vão, e quando finalmente deu ouvidos a Laila... Ah, seria destino, sorte, azar?.Sei que um romance, sei que é ficção... Mas Khaled Hosseini se inspirou em quê? nas historias que surgiram depois de bombardeios e bombardeios, depois de brigas entre tribos e a arrogância humana.
Quando li um livro que retratava a segunda guerra eu me perguntei por vários dias: "como pessoas inteligentes, podem fazer isso?"
a segunda guerra aconteceu na década de 40, mas as disputas que ocorreram no Afeganistão, ainda ocorrem até hoje... Socialismo, capitalismo... eu não sei, só sei que a ignorância é cruel, amarga e no caso da história, as mulheres foram (são) as maiores vitimas, depois as crianças. Eu me perguntei varias vezes durante a leitura. "porquê?"
como pode tantas barbaridades acontecerem enquanto minha maior preocupação não passam de futilidades... Nós do Ocidente não temos noção da sorte, privilegio que temos. Realmente não fazemos ideia. Vivemos numa bolha...
E quanto a Jalil... O que digo?
Eu chorei com suas ultimas palavras pena que Mariam jamais as teve...
pena, pena...
Mas ele tinha razão em dizer que depois que passamos por tantas perdas, certos gestos nosso de arrogância, são tão fúteis e insignificantes...

nota 5

segunda-feira, 22 de julho de 2013

Entre a mente e o coração

Autor:  Lycia Barros
Editora: Damprewan/ Atitude
Paginas: 323
Romance Jovem/Adulto

Sinopse 

Rico sempre foi um cara com muitas facilidades. Lindo, charmoso e inteligente, sempre conseguiu tudo que desejava até sofrer o seu primeiro grande baque amoroso. Ao perder Angelina, ele deseja recomeçar a sua vida do zero, com uma mudança completa, tanto de fé quanto na sua postura. Porém, sua trajetória não será tão fácil quanto ele imagina. Há algumas tentações e fraquezas que ainda o perseguem. Como Amália, sua ex. Rica, deslumbrante e poderosa, Amália não está nem um pouco disposta a desistir de tê-lo de volta. Mas Rico está decidido a retomar as rédeas da sua vida.O que ele não contava, é que iria se apaixonar novamente durante a sua jornada por uma missionária, e que iria ser lançado num desafio inimaginável por causa do segredo que Ana carrega. Será uma batalha entre a mente e o coração, que, se vencida, fará Rico transpor enormes barreiras e compreender finalmente o significado do amor e fé verdadeiros.

Apesar do livro fazer parte de uma coleção e eu ainda não ter tido a oportunidade de ler o primeiro (A bandeja, qual pecado te seduz?) em nada afetou a compreensão da historia.
Eu sempre achei que todos guardamos alguns segredos, se não segredos terríveis ou profundos, mistérios a serem desvendados.
Nesse segundo livro da coleção da Lycia, encontramos Rico restaurado em busca de viver uma vida melhor principalmente crescendo em sua nova vida, a cristã.
Rico começa a ver o cuidado e amor de Deus a medida que caminha em sua companhia, porem o grande cerne do livro é trazer à reflexão é tirar-nos de nossa bolha de segurança e nos levar a considerar as surpresas que podemos encontrar ao logo da jornada.
até quanto amo?
Que tipo de sacrifícios estou disposto a fazer pra ficar com a pessoa amada?
Não importa o que seja decidido, cada opção tem sua cota de renuncias e de alegrias.
Gostei da leitura do livro, porque ela é leve e nos dá tempo de acompanhar o personagem em cada pagina, em cada momento que ele passa, os desafios que se apresentam a gente chora e torce por ele.
nota 4

Segue o lindíssimo Book Trailer, pra atiçar sua curiosidade:


Infelizmente não consegui o link do primeiro capitulo...
sorry



terça-feira, 16 de julho de 2013

A garota do outro lado da rua

Autor:  Lycia Barros
Editora: Novo Século
Paginas: 119
Romance

Sinopse 

Enzo é um menino intelectual e aplicado nos estudos que não se importa em ser ridicularizado pela maioria dos colegas de turma. Ao lado de seu amigo Leandro, entra e sai do colégio com uma vida monótona e sem grandes emoções. Entretanto, há alguém que sempre balança a serenidade de Enzo: Rafaela, sua vizinha de frente, por quem Enzo é apaixonado desde a infância e é sua colega de turma. Porém, linda e popular entre os estudantes, Rafaela não se dá conta da sua existência até que um dia, em uma excursão do colégio, ambos se perdem juntos na mata. Rafaela e Enzo começarão a se conhecer melhor e perceberão o quanto estavam enganados a respeito um do outro. Mas será que esse conhecimento resultará em uma grande amizade? Será que o amor de Enzo sobreviverá além das aparências? Afinal, quem é verdadeiramente a garota do outro lado da rua?


Li o livro numa sentada, como diz uma amiga minha.
é um livro categoria Teen, mas não é contra indicado aos adultos.
o livro é engraçado e tem uma linguagem que flui, a gente nem sente enquanto lê até que as paginas acabam.
Eu gostei da ideia da autora explorar esse universo adolescente, seus dramas, paixões, aspirações.
Dá um nervoso o tempo em que ficam perdidos na mata e como uma oportunidade da vida, eles tem a chance de se conhecer e quem sabe, diminuir as diferenças, quebrar tabus, em fim...
As vezes parecia roteiro de um filme de sessão da tarde, porem, o que eu mais gostei no livro, embora não tenha sido exatamente o fim que eu imaginei, e acho que foi por isso mesmo que eu gostei, por que simplesmente a Lycia fugiu do clichê e deu um fim muito interessante. 

nota 3.

Segue um filme com fotos de cenas do livro, muito legal, espero que aguce sua curiosidade.



domingo, 14 de julho de 2013

Tilly

Autor: Frank E. Peretti
Editora: Vida
Paginas: 93
Romance

Sinopse:
Kathy olhou novamente para a pedra tumular. Agora ela podia ver com clareza. Trazia um único nome: Tilly. Ela não conseguia nem queria desviar os olhos. Abaixando-se para enxergar melhor, viu apenas uma data. Nova anos atrás.
Kathy e Dan Ross são um jovem casal semelhante a muitos outros. Ninguém jamais poderia imaginar os segredos que lhes corroíam a alma, até Kathy ser cativada por um simples nome numa pequenina pedra tumular. A partir de então suas vidas mudaram para sempre.
Tilly é um romance comovente, uma inesquecível história do amor e perdão de Cristo, extraída da vida real.

Li esse livro numa madrugada insone e me fez refletir sobre a vida.

a vida que temos, que deus nos deu.
e a oportunidade que temos de existir.
não fazemos ideia da quantidade de pessoas que deixaram de vir a este mundo, por inúmeras razões, porem a mais dolorosa delas, é quando a vida é simplesmente interrompida.
fiquei me perguntando se todas as vezes que fizéssemos algo errado, somos apazes de continuar como se nada tivesse acontecido, ou temos que lidar com esse fantasma?
temos muita sorte de não sofrer TODAS as consequências dos nossos atos; penso que pagamos apenas em parte, o restante continua dentro de nós, como um fantasma e este fantasma pode nos levar a libertação ou a loucura. 
nota: 3

Bela aos olhos de Deus

Autora: Elizabeth George
Editora: United Press
Paginas: 288
Beleza feminina

Sinopse:
Com sensibilidade e Sabedoria a autora expõe o coração dessa mulher e incentiva você, leitora a cultivar as mais raras virtudes de beleza:
-firmeza de caráter
-fidelidade para honrar o casamento e a família
-compaixão pelos necessitados
-espirito empreendedor para prover as necessidades do lar
-disciplina e visão para conduzir a vida com sabedoria
você se tornará uma mulher confiante e encantadora quando descobrir que é e será eternamente...Bela aos olhos de Deus.



Confesso que a primeira coisa que senti ao começar a leitura do livro, foi aflição!


Sim, porque vivemos numa sociedade que não facilita muito para as mulheres, primeiro que é quase impossível equilibrar-se em mil tarefas, da vida moderna agitada e confusa. Segundo porque embora estejamos no seculo 21, ainda pensamos ( muitas pessoas) como no seculo passado. 
em fim...
Desabafos a parte,
vamos ao que interessa:
Eu gostei do livro, é o tipo de livro que se lê e jamais se desfazer.
é de estudo, é pra consultar sempre que possível.
Porem, ele falha num detalhe:
reforça o clichê de que o ÚNICO modelo de mulher a ser seguido é o da Mulher de provérbios 31.
se a senhora, senhorita, pretende que será uma mulher realizada depois que cumprir a risca todos os requisitos da mulher de provérbios 31, esqueça. 
primeiro, ela não existe na vida rela, nem jamais existiu.
segundo, mesmo que ela tenha existido, seu relógio devia ter mais de 24h
ou seja,
a conclusão que eu tiro é que a Bíblia nos dá princípios nos quais vou basear minha vida.
eu não posso de forma alguma pegar um texto isolado e tentar copiá-lo no meu vier diário.
não dá.
por exemplo, a mulher do livro, de provérbios  acorda cedo, de madrugada, dá ordens as servas e corre o dia envolvida em mil atividades, aí eu pergunto, que horas ela lê um pouco? que horas ela conversa com os filhos ou marido?
por isso eu concluo que as palavras do provérbios 31 são como uma bussola, que nos dá um norte.
ainda assim eu gostei do livro, porque ele é isso, nos dá um norte, explora todas, ou quase todas as áreas da vida da mulher, tanto moderna quanto as da geração passada.
nota: 3 (de 1 a 5)