Um pouco de mim

Minha foto
São Paulo, Brazil
Pode me chamar de Jan! mãe,esposa,pessoa sonhadora... me equilibro entre leituras, trabalho, estudos e o cuidado com a casa, nesse meio tempo eu observo a vida, ouço musicas e leio livros, vejo fatos e pessoas e vou tirando minhas conclusões, e é no blog que compartilho! E como filho de peixe, peixinho é... O Blog Curiosidades de Criança é das minhas princesas, Sofia e Abigail. Agradecemos a visita

quarta-feira, 24 de julho de 2013

A Cidade Do Sol

Autor: Hosseini, Khaled
Editora: Nova Fronteira
Paginas: 368
Categoria: Romance

Sinopse:

Mariam tem 33 anos. Sua mãe morreu quando ela tinha 15 anos e Jalil, o homem que deveria ser seu pai, a deu em casamento a Rashid, um sapateiro de 45 anos. Ela sempre soube que seu destino era servir seu marido e dar-lhe muitos filhos. Mas as pessoas não controlam seus destinos. Laila tem 14 anos. É filha de um professor que sempre lhe diz: "Você pode ser tudo o que quiser." Ela vai à escola todos os dias, é considerada uma das melhores alunas do colégio e sempre soube que seu destino era muito maior do que casar e ter filhos. Mas as pessoas não controlam seus destinos. Confrontadas pela história, o que parecia impossível acontece: Mariam e Laila se encontram, absolutamente sós. E a partir desse momento, embora a história continue a decidir os destinos, uma outra história começa a ser contada, aquela que ensina que todos nós fazemos parte do "todo humano", somos iguais na diferença, com nossos pensamentos, sentimentos e mistérios.

Khalede não faz um convite para visitar o Afeganistão; somos sugados para lá através das paginas do livro. Refleti bastante com a historia de Marian e Laila; muitas coisas na vida temos a oportunidade de escolha, porém, não há como escolher o lugar e a época em que nascemos e essas duas mulheres assim como todos os Afegãos são vitimas da ignorância de uma sociedade regida pelo fundamentalismo.
Não é piegas, é um drama real.
A escrita de Khalede é envolvente e difícil largar o livro, a vontade é só levantar depois da ultima pagina.
Quantas vezes desejei pegar Mariam e levá-la comigo mas não pude, quantas vezes gritei para que ela fugisse, mas foi em vão, e quando finalmente deu ouvidos a Laila... Ah, seria destino, sorte, azar?.Sei que um romance, sei que é ficção... Mas Khaled Hosseini se inspirou em quê? nas historias que surgiram depois de bombardeios e bombardeios, depois de brigas entre tribos e a arrogância humana.
Quando li um livro que retratava a segunda guerra eu me perguntei por vários dias: "como pessoas inteligentes, podem fazer isso?"
a segunda guerra aconteceu na década de 40, mas as disputas que ocorreram no Afeganistão, ainda ocorrem até hoje... Socialismo, capitalismo... eu não sei, só sei que a ignorância é cruel, amarga e no caso da história, as mulheres foram (são) as maiores vitimas, depois as crianças. Eu me perguntei varias vezes durante a leitura. "porquê?"
como pode tantas barbaridades acontecerem enquanto minha maior preocupação não passam de futilidades... Nós do Ocidente não temos noção da sorte, privilegio que temos. Realmente não fazemos ideia. Vivemos numa bolha...
E quanto a Jalil... O que digo?
Eu chorei com suas ultimas palavras pena que Mariam jamais as teve...
pena, pena...
Mas ele tinha razão em dizer que depois que passamos por tantas perdas, certos gestos nosso de arrogância, são tão fúteis e insignificantes...

nota 5

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agora é sua vez de falar!

Visando a boa qualidade do blog, os comentários serão publicados após serem lidos e aprovados por mim
(serão excluidos comentários que venham denegrir a imagem de alguém ou marca, comentários com palavrões e/ou ofensas.)
E, por favor assine seu nome ao fim de seu comentário

Obrigada pela compreensão

Jan